Plataforma ‘TamoVip’ promove renda extra para artistas durante a pandemia

Capa

Cantores, atores, esportistas, comediantes e influenciadores digitais contam como um novo segmento de mercado para obter uma inovadora nova fonte de renda em meio à crise no setor de entretenimento

A classe artística foi uma das mais prejudicadas pela pandemia do coronavírus em todo o mundo. Assim, a internet transformou-se em estúdio e palco para milhares de profissionais que utilizam a sua imagem como profissão. Com necessidade de adotar medidas de segurança para evitar a disseminação da doença, gravações de filmes, novelas e outros produtos audiovisuais foram interrompidos, eventos suspensos e até companhias e empresas do segmento precisaram fechar suas portas para seguir as restrições necessárias neste momento.

Com o objetivo de criar uma fonte de renda extra para esses profissionais e ao mesmo tempo ajudar importantes causas sociais, os empresários Pedro Vizeu e Joe Hirakuri lançaram a plataforma “TamoVip.com”, um modelo de Marketplace em que os artistas gravam vídeo mensagens personalizadas para fãs, contam uma piada, enviam votos, fazem brincadeiras e até cantam trechos de uma música de sua autoria. Tudo isso pode ser personalizado pelo cliente através de um campo disponível no momento da contratação.

Segundo Vizeu, o projeto brasileiro foi inspirado na plataforma Cameo.com, já conhecida nos Estados Unidos. Por lá, grandes celebridades como a atriz Lindsay Lohan, o cantor Snoop Dogg e o boxeador Floyd “Money” Mayweather estão disponíveis para gravar mensagens mediante ao pagamento do valor precificado pelo próprio artista. O empresário afirma que no Brasil “os fãs são realmente adoradores de seus ídolos, dos craques dos seus times, dos creators, gamers e streamers que não param de crescer. Oferecemos o autógrafo do século 21, que gera empatia nas pessoas ao passo em que aproximamos celebridades e fãs”.

Os idealizadores do projeto descrevem o funcionamento do serviço como “rápido e descomplicado”. Segundo Hirakuri, “temos cases recentes onde com o mínimo de divulgação nas próprias redes sociais, os VIPs (artistas cadastrados na plataforma) podem alcançar a considerável renda de até R$1.000 diários, gravando vídeos de cerca de 45 segundos por no máximo 15 minutos ao dia”.

Entre os nomes do já estrelado casting estão Valesca Popozuda; “Joselito Sem Noção” (humorístico Hermes & Renato); Carla Fiorini, estrela da novela Chiquititas; Digão da banda Raimundos; os famosos e adoráveis cachorrinhos tiktokers, Madá & Bica; os reis das animações e comédia digital, Irmãos Piologo; atletas como Cicinho, Dinei, Tiago Camilo e Flávio Nakagima (surfista e participante do reality show da MTV ‘De Férias com o Ex’).

O humorista Sergio Mallandro

Hirakuri acrescenta que nomes como o de Sérgio Mallandro (mais recente grande celebridade da TamoVip) “possuem ótimo faro para empreendimentos lucrativos, ingressando no mundo das startups e negócios digitais com frequência. Hoje as celebridades notaram que é preciso acreditar nas novas tecnologias que atuam na geração de renda em tempos difíceis, e ao mesmo tempo aumentam a relevância digital num cenário de pouco movimento nas ativações presenciais de marca e eventos no mundo do entretenimento”.

Responsabilidade social

Além da conexão entre artistas e fãs, a plataforma investe na arrecadação e doação de valores para projetos sociais no Brasil e no exterior. Ao final de cada transação, tanto fãs quanto artistas podem doar uma porcentagem do valor da compra, que varia de 1% a 100% do valor do vídeo, a grandes causas sociais e ONGs.

Entre as instituições que já foram convidadas para fazer parte do projeto, estão Instituto Ayrton Senna, no fomento à educação; Retiro dos Artistas, no apoio a artistas aposentados; Malala Foundation, no cuidado a meninas em situação de risco; Instituto Butantan e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, visando o combate à covid-19; Mano Down, apoiadora de jovens portadores de Síndrome de Down e a Fundação Fenômenos, projeto social liderado pelo jogador Ronaldo Nazário, com sede em São Paulo (SP).

Os criadores

Pedro Vizeu nasceu na Espanha e é o coração da TamoVip. Com fome de negócios e visão internacional, o jovem de 31 anos desembarcou no Brasil em meados de 2017 e já está em sua segunda startup de sucesso em solo brasileiro: “Iniciei e vendi uma startup em menos de um ano e meio, tudo aqui no Brasil. Um país de mercado emergente pode ser tão consumidor quanto qualquer país de primeiro mundo. Começar e tracionar um negócio aqui não é fácil, mas o público é muito mais fiel. Uma vez que você oferece um serviço inovador e que gera impacto, fatalmente uma empresa terá sucesso”.

O paulista Joe Hirakuri usa o bom relacionamento e a “escola CLT” para explicar o sucesso da empresa, que em menos de 6 meses de operação já lidera o setor na América Latina: “Quando uma boa ideia se une a solução de problemas, o risco diminui drasticamente. Planejar de forma inteligente, executar atento a erros e acompanhar indicadores diariamente, como se tudo fosse uma grande empresa de 500 funcionários, fez nossa startup chegar no atual patamar. É surpreendente receber mensagens em pleno final de semana ou comentários tarde da noite, onde do outro lado um famoso ou um usuário final se derretem com o serviço: “O site de vocês está me tirando da falência” ou “Esse foi o melhor presente que eu já ganhei na vida!”

Compartilhe isto

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias