Pianista Juliana D´Agostini e o poder transformador da música

Juliana D´Agostini

Com quantas notas é possível transformar o futuro de crianças carentes? A resposta vem dos teclados do piano de Juliana D´Agostini. A pianista clássica, concertista e compositora renomada internacionalmente, fundou, em 2019, um Instituto Cultural que leva seu nome, com o objetivo de tornar a música de qualidade acessível a alunos dos Ensino Médio e Fundamental das escolas públicas do Brasil.  

Para Juliana, a canção que transforma é a que entra nos corações das pessoas. “Despertar sentimentos bons é a principal função da música, além de ser uma importante ferramenta de desenvolvimento cognitivo através de aulas de instrumento e musicalização. Além disso, também é um caminho de cura através da musicoterapia. A música tem esse poder”. 

E o amor a aproximou das crianças. A ideia tomou mais forma quando Juliana implementou o primeiro sistema de ensino em uma periferia. “Tive contato com elas e as mães que se beneficiaram com o projeto. Vi que uma administração competente para educação musical no terceiro setor salvaria muitas vidas”. 

Ensinando a pescar, ou melhor, a tocar 

Engana-se quem pensa que Juliana D´Agostini, dona de uma carreira de sucesso, teve tudo de mãos beijadas. “Conquistei todas as bolsas de estudos e comecei a trabalhar como musicista aos 10 anos, fora do país. O mundo apresenta oportunidades para todos. Basta saber aproveitá-las”. 

É o famoso ensinar a pescar ao invés de dar o peixe. Ou seria ensinar a tocar? A filosofia é a mesma. Assim, a pianista espera que a juventude tenha um futuro promissor. “O instituto cria e implementa cursos de musicalização, instrumentalização, canto, ritmos brasileiros, entre outros, em diversos municípios do país, inclusive fornecendo instrumentos e equipamentos necessários para as aulas”. E quem quiser adquirir os seus próprios, o projeto fornece os recursos necessários. 

A iniciativa já atendeu em torno de 20 mil crianças no Estado de São Paulo, mas já trabalha para atuar em outros Estados. Em paralelo, o instituto já começou a produzir materiais para atender a garotada de fora do Brasil.  

Quem quiser ser beneficiado pelo projeto, em uma escola, deve entrar em contato com o Instituto Cultural Juliana D´Agostini, por meio do e-mail contato@institutoculturaljd.org.br . 

Shows presenciais em 2022  

Com a volta dos shows presenciais, Juliana D´Agostini antecipa uma novidade: Já está estruturando sua tournée para o ano que vem. “O público pode esperar algo novo: uma mistura do meu piano com ritmos como rap, trap, hip hop, funk, pop, entre outros”.  

Compartilhe isto

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias