A figura da serpente sempre despertou interesse nas sociedades humanas. Essa forma de nomear surge exatamente para substituir o termo “cobra” no contexto mítico. Na antiguidade, a utilização das serpentes como simbologia é de dupla exposição do bem e do mal.
O magista e espiritualista Mestre Bueno do Barão apresenta a serpente como uma figura muito importante para as sociedades. Segundo ele, o símbolo mítico da serpente está completamente atrelado à sabedoria e aos ciclos da vida humana.
A sabedoria é um pilar fundamental no entendimento do mundo sagrado. É esse saber que possibilita a interação com a divindade que se acredita. Nesse contexto, entendemos e compreendemos o mundo e a natureza humana.
Bueno do Barão explica ainda sobre o caminho da serpente, um elemento forte para a magia.
O caminho indica três pilares básicos: severidade, misericórdia e justiça, segundo ele. Esses pilares constituem o caminho da própria natureza humana, pois, por ser tortuoso, indica que ora somos altruístas e ora egoístas.
Nesse sentido, ele explica ainda que a coragem da magia está representada pela elementar força do arquétipo da serpente. É nessa formulação que se encontram os saberes profundos da humanidade.
Os trabalhos que levam em conta esse arquétipo e elemento precisam ser orientados com clareza e compromisso, e é por isso que encontramos o Mestre Bueno do Barão, um importante magista que desenvolve magia com seriedade e compromisso.
O orixá Oxumaré também está associado a esse elemento. Ele é o guia das mudanças e transformações, responsável pelas estações do ano e pelo cuidado com os ciclos. Conta a história que ele visita a terra em formato de serpente e arco-íris. Esse orixá poderoso tem uma importância enorme para as religiões afro-brasileiras, ele que é o responsável por guiar os ciclos da vida e proporcionar as mudanças.
Quem desejar conhecer os trabalhos e a capacidade de transmissão de ideias sobre a magia e o mundo mítico do Mestre Bueno do Barão pode encontrá-lo nas redes sociais. No Instagram, ele está como @mestrebuenodobarao e lá você pode encontrar muito mais sobre seus trabalhos.
Por detrás da figura do Mestre está Reinaldo, um jovem que também compartilha sua vida nas redes sociais. Siga o @reinaldobuenofilho para conhecê-lo melhor.