O ator é o atual Subsecretário de Integração Cultural do Estado do Rio de Janeiro e busca o desenvolvimento local com ações culturais estratégicas
O subsecretário Augusto Vargas tem se dedicado a implementar estratégias de desconcentração de recursos do estado em direção à Baixada Fluminense, a fim de fomentar a cultura local e fortalecer as manifestações artísticas da região.
Através de projetos e políticas culturais inovadoras, ele busca proporcionar acesso igualitário à cultura, promover a diversidade artística e melhorar a qualidade de vida da população.
Augusto Vargas é natural de Nilópolis e é conhecido por sua atuação como ator, tendo participado de diversas produções da Globo e Record, além de cinema, teatro e publicidade.
Com formação acadêmica em Administração, acumula vasta experiência na área cultural do estado do Rio de Janeiro, já tendo ocupado os cargos de Secretário de Cultura de Nilópolis e Nova Iguaçu além de já ter atuado como Diretor de Patrimônio Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural (INEPAC) e Superintendente de Artes Cênicas na Secretaria de Cultura do Estado.
Sob sua liderança, a Subsecretaria de Integração Cultural do Estado já realizou oitivas, reunião com o objetivo de ouvir, com o setor cultural do das 13 cidades da Baixada Fluminense, com a intenção de promover as iniciativas referentes à execução da Lei Paulo Gustavo na região.
A visita faz parte da Caravana BXD, de iniciativa da subsecretaria: “O nosso objetivo é proporcionar oportunidades para que a região tenha acesso a experiências no cenário do audiovisual, entre outras linguagens artísticas, além de fortalecer e promover a diversidade cultural em torno da Lei Complementar 195/22”, explicou Augusto Vargas .
A região da Baixada Fluminense é de suma importância para o estado e essa relevância tem sido discutida pelos Deputados Felipinho Ravis e Áureo Ribeiro.
Com a criação da Subsecretaria de Integração Cultural, eles colocaram em pauta a necessidade de valorizar e desenvolver a região, que conta com milhões de habitantes e que historicamente foi negligenciada em termos de investimentos culturais e sociais.
Quer saber mais sobre o Augusto Vargas e acompanhar o seu trabalho? Siga-o nas redes sociais! O Instagram do ator é @augustovargas.