O marketing digital transformou-se em uma excelente oportunidade do mundo moderno. A pandemia trouxe à tona uma realidade pouco conhecida e com isso a necessidade de adaptação a um novo modelo de comércio. Com a restrição das atividades, estabelecimentos comerciais com serviços considerados não essenciais tiveram que fechar as portas e ir em busca de outros meios de trabalho, visando reduzir assim os impactos negativos ocasionados pela situação.
Empresária do ramo de divulgações no meio digital, Tyane Benetti comenta sobre a influência da pandemia no desenvolvimento das atividades: “no início desse período as pessoas se viram de fato restringidas a trabalhar, não poderiam abrir suas lojas e foi bem difícil. No entanto com o decorrer do tempo viram a internet como importante aliada e passaram a valorizar ainda mais este serviço”, explica.
Com o início das divulgações há sete anos, no Brás, quando o marketing digital não tinha tanto espaço no mercado, Tyane Benetti comenta que muitas vezes sua equipe chegou a ser confundida com fiscais, sendo expulsos das lojas: “a proposta era divulgar os vídeos feitos nos locais, mas muitos comerciantes não tinham acesso ou conhecimento a respeito das redes sociais e não entendiam o meu trabalho, somado ao fato de pensarem que poderíamos ser fiscais”, comenta a empresária.
Após dois anos, a notoriedade veio mesmo sem pretensão. Aos poucos os comerciantes foram entrando em contato, pois viram através das indicações feitas por Tyane Benetti nas redes sociais um retorno não esperado: “a procura foi aumentando e gerando interesse, pois os empresários foram percebendo que não seria mais necessário contratar artistas famosos para divulgar as mercadorias, bastava uma estratégia bem traçada”, conta.
O marketing digital como uma estratégia atuou na conquista de novos clientes e melhoria no relacionamento, ocasionando assim no aumento da competitividade: “o perfil inspirava confiança nos seguidores, que começaram a ir nas lojas e citavam meu nome. Com isso as marcas eram promovidas, alavancando vendas”, explica Tyane Benetti.
Denúncias no YouTube fizeram com que o canal caísse em 2018, mas após o processo de recuperação a empresária voltou ainda mais focada, transformando-se no maior canal de divulgação tanto no Instagram (@rastrosfemininos) quanto nas demais redes sociais, somando mais de 3 milhões de seguidores. O novo modelo do empreendedorismo ocasionou no reconhecimento pelos próprios lojistas e tornou-se fundamental para que as lojas tenham um retorno maior, auxiliando também na manutenção do ponto físico: “carrego com orgulho a condição de ser uma das pioneiras neste tipo de atividade no Brás, deixando a minha marca”, finaliza Tyane Benetti.