O mundo dos influencers é algo relativamente novo, e com a pandemia da covid-19, esse número aumentou devido às novas oportunidades que esse meio mostra. Crescer nesse ramo parece ser algo impossível, mas para Jéssyca Mattos, só é preciso ter persistência. Uma pesquisa do Ibope mostrou que o mercado de influenciadores digitais está em crescimento desde 2016, mostrando que 52% dos internautas do Brasil seguem pelo menos um influenciador digital.
Outro dado que mostrar o crescimento desse mercado é que empresas de marketing de influencia notaram um aumento no interesse das marcas nos agenciados A SamyRoad, agência global de influencer marketing e social media, registrou um aumento de 60% na procura dos anunciantes por ações com influenciadores em março do ano passado. A Tubelab, também especializada em marketing de influência, acredita que essa relação entre marcas e criadores de conteúdo possa crescer cerca de 20%.
A divulgação por meio de influenciadores digitais cresceu mais de 70% durante o ano de 2020 segundo o site Business Insider. Agregar um produto a um nome de autoridade dentro da internet viu-se muito mais significativo para o convencimento do consumidor.
Com mais de 500 mil seguidores no instagram, Jéssyca Mattos adora mostrar seu dia e criar seu conteúdo. Hoje, Jéssyca consegue fechar parcerias com diversas marcas criando conteúdos exclusivos, promovendo ofertas e alavancando as vendas dos produtos. Tendo feito parcerias com marcas famosas como Colcci, La Roche Posay, Koleston, Natura e muitas outras.
A influencer conseguiu durante a pandemia se destacar no mercado e crescer em um novo ramo que para muitos é impossível de se conseguir.
“Para começar não precisa de muito, às vezes as pessoas pensam que precisam de investimento, equipamentos, mas não é bem assim, os espectadores gostam mesmo de ver o dia a dia de cada pessoa, a realidade de cada um, e para isso não precisa de investimento, somente de coragem”.
De acordo com Jéssyca, a maior dificuldade nesse ramo, são as criticas.
“A maior dificuldade, acredito eu que para a maioria dos influenciadores, são as críticas que todos recebem, e isso é normal, nem todos vão se agradar com o que fazemos, e não podemos deixar isso nos abater e nos fazer parar”.
Ainda de acordo com Jéssyca, ter um planejamento de conteúdo é fundamental para se conseguir êxito nesse mercado. “Precisamos estudar qual o nosso público alvo, idade, gênero… Para sabermos exatamente qual conteúdo vai agregar ali, chamar mais atenção, e dessa forma teremos mais visibilidade e engajamento”.
A influencer ainda faz um alerta para quem pretende começar no ramo por causa do poder que as pessoas nesse meio têm sobre as outras. Só para ter uma noção, Segundo o RewardStyle, os influenciadores digitais fizeram crescer 670% das compras em 2020 na Black Friday em relação à 2019. “Sempre devemos ter muito cuidado com o que vamos mostrar, pois muitas pessoas estão vendo, e indicar um produto ou serviço que não seja “bom” ou um serviço que não seja idôneo, pode trazer um grande problema para o influenciador, por isso toda parceria precisa ser estudada antes de ser aceita”.