Paulo Bonavides, conhecido como Tio Paulo, afirma que influenciadores participam da educação das crianças
As crianças estão mais conectadas e, com isso, surgem novas demandas e atores na internet, como os influenciadores infantis. Paulo Bonavides, conhecido como Tio Paulo, se dedica ao universo infantil e acredita que isso implica uma série de responsabilidades. “As crianças se espelham em você. Querem usar o que eu uso, querem ter o cabelo igual ao meu, fazer o que eu faço, comer o que eu como, você vira referência”, afirma o influencer. Ele acumula 124 mil seguidores no Instagram e 1,6 milhão no TikTok.
O Brasil é o segundo país que passa mais tempo nas redes sociais, são 225 minutos diários. Os brasileiros estão atrás apenas das Filipinas, que têm uma média diária de 241 minutos. O dado é da GlobalWebIndex e se refere a 2019. Em 2020, com a pandemia, pesquisa feita pela consultoria Kantar mostrou que o uso do WhatsApp, do Facebook e do Instagram aumentou 40%. Neste bolo há centenas de crianças, visto que, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, naquele ano, 89% da população entre 9 e 17 anos era usuária de Internet no Brasil, proporção que equivale a cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária investigada. Outro estudo, realizado pelo Procon-SP em 2020, a Pesquisa Crianças e Adolescentes na Internet- Segurança, que ouviu 1.122 consumidores, dos quais 627 tinham filhos com idade entre 6 e 17 anos, revelou que 91,55% destas crianças têm acesso à internet e fazem uso. Paulo Bonavides considera que os pais dão um voto de confiança aos influenciadores. “Quando os pais falam que ver o Tio Paulo pode, eu penso: ‘Meu Deus, eles realmente confiam em mim’. Eu faço parte da educação dos pequenos”, ressalta.
Paulo também é dentista e posta vídeos em que mostra seus atendimentos. As consultas são envoltas em uma atmosfera lúdica e divertida para driblar os medos dos pequenos pacientes. O dentista já está com a agenda lotada, afinal, além de atender no consultório é apresentador de TV e se dedica às redes sociais. “Eu acho que é algo que vem lá de cima! Papai do céu meu deu essa missão! Eu acredito nos pequenos”. Seu conteúdo atrai não apenas crianças, mas também inúmeros adultos. “O engraçado é que hoje eu tenho muitos seguidores adultos e da terceira idade, pois me dizem que voltam a ser crianças e se divertem da forma que faço meu conteúdo”.