Vinicius de Lima Neves fala um pouco mais sobre o que significa Phreaking , e fala um pouco mais sobre este tipo de atividade.
O Phreaking é uma gíria usada para descrever a atividade de uma subcultura de pessoas que estudam, experimentam ou exploram sistemas de telecomunicações; como equipamentos e sistemas ligados a redes telefónicas públicas antigamente .
À medida que as redes telefônicas se tornaram informatizadas, o phreaking tornou-se intimamente ligado ao hacking de computadores, e os indivíduos vieram a se adequar a tecnologia vigente.
Antigamente os profissionais estavam ligados totalmente até mesmo nos “orelhões” , ondem conseguiam acesso não autorizado para usar a rede pública.
Segundo os especialistas da década de 80 os phreakings estavam dispostos a usarem os sistemas de forma gratuita para garantir os acessos para cometerem até mesmo crimes.
As redes telefônicas residenciais também sempre foram as favoritas desses profissionais, existem operadoras que ja tiveram grande prejuízos anualmente devido a intervenção desses indivíduos.
A partir da década de 90 as autoridades passaram a usar a tecnologia para sistemas de investigações criminais, o sigilo passou a ser quebrado para garantir sucesso em investigações.
No Brasil grupos de criminosos passaram a contratar phreakings para ficarem invisíveis para garantir a anulação de localizações para as autoridades.Ou seja os phreakings sempre foram uma pedra no sapato de autoridades em todo o mundo.
Apesar de ilegal, muitas pessoas procuravam detetives particulares para procurarem informações através do uso do phreaking.
Vinicius de Lima Neves: O hacker de telefonia nos dias atuais
Com o avanço da tecnologia os phreakings ficaram cada vez mais extintos, simplesmente pelo fato da tecnologia estar cada vez mais na mão de muitos usuários.
Hoje em dia é possível encontrar aplicativos que fazem serviços de forma totalmente automática, como por exemplo os VNPS.
Além disso existem aplicativos que são capazes de monitorar conversas e até mesmo tráfego de rede na internet.
A grande verdade é que os telefones celulares são capazes de de fazerem diversas atividades que os profissionais faziam antigamente. Portanto os phreakings não são tão conhecidos como antigamente.
Existem atividades criminosas que podem ser realizadas somente por um computador, portanto algumas podem ser feitas diretamente de um celular com sistema android instalado.
Os usuários precisam ficar atentos ao uso de seus celulares, justamente pelo fato que a maioria dos crimes acontecem via mobile.
Sobre o Autor
Vinícius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista no ramo de tecnologias. Por muito tempo Vinícius vem se dedicando a criação de conteúdos de qualidade, para serem compartilhados na internet.