Criptomoedas não deverão sofrer impactos da Reforma Tributária segundo influencer de investimentos Antônio Neto AIS

Antonio Neto AIS

CEO da Holding Group AIS, entende que proposta de Paulo Guedes não deverá impactar investimentos em criptomoedas

A proposta de Reforma Tributária encaminhada pelo Governo Federal ao Legislativo não engloba criptomoedas, o que não afetará o curso deste ativo para os investidores. Assim, o movimento ascendente deverá continuar. A análise é de Antônio Neto AIS, CEO da Holding Group AIS, à qual pertence a Braiscompany, a maior holding de tecnologia blockchain da América Latina. “No caso do mercado de criptomoedas, a Reforma Tributária prevista não muda em nada os ganhos, tanto para quem compra, quanto para quem vende ou aluga ativos digitais”, explica.

Os criptoativos são lucrativos e estão de fora das taxações previstas no PL 2337/21, entregue pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no dia 25 de junho. Este é o segundo projeto de lei de reforma tributária, o texto trata das alterações de cobrança no Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas e da tributação de lucros e dividendos. Lira já afirmou que pretende levar o projeto para votação ainda neste ano.

Há diversos pontos que suscitam debates entre economistas, como a alíquota de 20% sobre lucros e dividendos e a taxação de Fundos Imobiliários que, de acordo com a proposta, passariam a incidir após 2022. Para o Ceo do Group AIS, o problema é uma questão antiga: nunca há a discussão do Governo sobre redução de gastos, apenas se propõe aumento de arrecadação. “Desde 2014 gastamos mais do que arrecadamos e com isso nosso endividamento só aumenta”, analisa.

No caso das criptomoedas, o ativo segue fora das taxações propostas por Guedes. Os rendimentos destes investimentos são regidos pela normativa 1888/19, que institui e regulamenta a prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. A taxação só se dá para lucros acima de R$35.000,00. O Bitcoin, principal expoente das criptomoedas, mesmo com elevada volatilidade, segue como um dos ativos que mais valorizaram nos últimos anos, algo que deverá seguir forte, segundo Ais. “ É importantíssimo diferenciarmos sinal de ruído. Mesmo com a queda de preço, o Bitcoin segue com sua tese de valor. Acredito que ele irá valorizar bastante nos próximos anos.”

Compartilhe isto

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias