Muitos se perguntam como alcançar o sucesso em suas vidas. O sonho de chegar ao estrelato não segue uma fórmula padrão, mas o caminho até lá envolve muito suor, dedicação e aperfeiçoamento. No entanto, não basta apenas o trabalho duro, é preciso ser visto e reconhecido pela sociedade, independente da área de atuação. Mas qual o segredo de pessoas ricas e famosas para alcançar este objetivo?
O consultor, personal branding e assessor de imprensa Fabiano de Abreu, CEO do grupo MF Press Global, aponta que existem determinados caminhos que são comuns a todos que conseguiram alcançar o sucesso: “atualmente, são três fatores primordiais para alcançar o sucesso e o reconhecimento, que são as mídias sociais, imprensa e estratégias de conceituação e marketing pessoal. Observe que isto é comum a todas as celebridades do momento, trabalhar muito bem estas três áreas”.
A internet como ferramenta de alavancagem
Fabiano ressalta a importância das redes sociais como uma espécie de vitrine virtual, que ajuda a ser visto em um primeiro contato: “A rede social é onde as pessoas vão te ver, te seguir. Seu perfil é a sua vitrine e também onde há a oportunidade de mostrar o seu portfólio. É lá que vão tomar conhecimento da sua existência a princípio. Isto porque todo mundo verifica as mídias sociais, seja para fechar negocios ou para contratar produtos e serviços”.
Astros como Justin Bieber, Luan Santana, Bruna Marquezine, Whindersson Nunes, Felipe Neto e Julio Cocielo foram descobertos ou alavancaram suas carreiras e influência com internet, através das mídias sociais e plataformas como o YouTube. E estes não são casos isolados.
Imprensa
No entanto, Fabiano explica que a consolidação no mundo da fama vai muito além do número de inscritos ou seguidores nas plataformas digitais: “São inúmeras pessoas que ficaram famosas, que foram reconhecidas, que mudaram suas vidas através do trabalho da MF Press Global. Criamos mais de 500 personagens para a imprensa em 6 anos, e isto mesmo antes do boom das redes sociais. Apesar da força do Instagram, do Facebook, Twitter e afins, é a imprensa que publica os seus feitos e faz com que você seja encontrado e reconhecido por eles na busca do Google. Quando o profissional tem uma assessoria de imprensa fica o registro de tudo que realizou, eternizado. É como um livro virtual, que conta a tua história e passa segurança e respaldo. A assessoria de imprensa é o selo de credibilidade para aquele determinado perfil na mídia social, para aquele influenciador digital”.
Muito além da rede social
Para o consultor, não basta apenas trabalhar as redes sociais se não houver um esforço conjunto nas três áreas apontadas como cruciais para alcançar o sucesso: “Por exemplo, vamos tomar o caso de um médico. Se você coloca o nome de um médico hoje no Google e ele não tem uma assessoria de imprensa, você encontra apenas o perfil da rede social e talvez a faculdade onde ele se formou, mas não encontra feitos nem informações mais relevantes. Mesmo médicos que se vinculam a famosos têm um risco associado. Até que ponto as pessoas vão acreditar que ele é bom somente por se vincular a famosos? Ele pode ainda acabar sendo considerado um papagaio de pirata, ou até mesmo que paga para aparecer. O tiro pode sair pela culatra. Por isso, é preciso construir uma reputação que vai muito além da rede social, e isto tem a ver não apenas com a imprensa, mas com o marketing pessoal e o personal branding”.
Personal Branding
O terceiro fator apontado por Fabiano de Abreu como fundamental para alcançar a fama é o Personal Branding, que é comercializam a si mesmo e a sua carreiras como marcas: “para ser notado na mídia social e sobressair na imprensa é preciso ter uma característica única, argumentos, personalidade, distinção. E aí entra o personal branding, que vai elaborar toda conceituação, criação e o branding, que é fazer de você a marca, o famoso”.
O personagem para a imprensa
O consultor ressalta que ao conseguir trabalhar os três fatores a pessoa se torna um personagem para a imprensa, o que carimba o seu passaporte rumo a um promissor caminho ao estrelato: “ao trabalhar a mídia social, a imprensa e o branding, a pessoa se torna um personagem, ou seja, uma personalidade reconhecida popularmente. Com um bom trabalho nestas três áreas é possível alcançar a fama”.
Fabiano revela quantas pessoas foram alçadas à fama através de sua consultoria e assessoria: “hoje eu detenho o recorde internacional na criação de personagens para a imprensa, com mais de 500 pessoas que alcançaram fama e reconhecimento em suas respectivas áreas, o que se converte também em recompensa financeira”.